domingo, 31 de maio de 2009

Dia de festa no Colmeal



Em dia de festa no Colmeal as cerimónias religiosas são um dos seus pontos altos. Recordamos Acácio Mendes da Veiga, José Gonçalves (Zé do Açor), Manuel Francisco e Manuel Domingues segurando o pálio onde se reconhece o padre André Freire. A banda da música segue logo atrás. Em segundo plano, o jovem Mário Firmino Domingues. Cinquenta anos terão passado após esta fotografia e este dia de festa no Colmeal.

Foto cedida por Maria do Céu Nunes

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Jovens na procissão



Sempre os mais novos se disponibilizaram para levar os andores, desde que o seu peso fosse compatível com as suas forças.
E aqui temos três jovens, o Luís Manuel Domingos, o Marco Aurélio Freire e o Luís Manuel Almeida ( o quarto elemento está encoberto) a levarem aos ombros o andor com a imagem de Nossa Senhora da Assunção, oferecida por Manuela Costa à paróquia do Colmeal.
Corria o ano de 1984 e estes três jovens pouco mais teriam que os seus dez anitos. Vinte e cinco anos são passados entretanto.
Um está em Lisboa, outro num país nórdico e o terceiro na Suíça. Talvez se voltem a encontrar nas próximas Festas de Verão, em Agosto, no Colmeal. Assim o esperamos.

Foto cedida por Celestina da Fonte Almeida

Quando as forças eram outras...



Já lá vão uns anitos desde que esta foto foi tirada.
Nela recordamos a "ti Irene" e a Maria do Céu Nunes na sua faina de limpeza/preparação do terreno para a próxima semeadura.
As pernas e os braços ainda tinham força e as costas iam aguentando esta "ginástica de manutenção".
Nesse tempo ainda não se falava em "spas"...
Um Colmeal em fundo com muitas das suas casas ainda no "estilo antigo".

Foto cedida por Maria do Céu Nunes

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Anos 50



Tendo como pano de fundo a igreja do Colmeal, recordamos este grupo de familiares e amigos numa fotografia tirada nos finais da década de cinquenta.
Manuel da Fonte, Maria Alice Gaspar e a mãe Alice com a mão em cima da cabeça da pequena Miquelina, Maria Alice Madeira e Emília (da Eira). Horácio Domingos da Fonte e António Domingos Santos "completam o ramalhete".

Foto cedida por Horácio Domingos da Fonte

Portugal dos Pequeninos



Maria do Céu Domingues com dois dos seus netos, Luís e João.
Em Coimbra, no Portugal dos Pequeninos, em Agosto de 1981.

Foto cedida por Celestina Fonte Almeida

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bons Amigos



Recordamos este grupo de bons amigos numa fotografia que poderemos situar pelos anos setenta do século passado.
António Nunes dos Reis, Abel dos Santos e Joaquim Francisco Neves, três homens que durante anos e anos muito deram à União. Prazeres Brás, Adelaide Reis e do lado esquerdo, encoberta, Arminda Santos, três mulheres que sempre se empenharam nas realizações da colectividade e que transmitiam o seu entusiasmo contagiante aos mais novos.
O que estariam a brindar?
Lembramo-los aqui com muita saudade.

Foto cedida por A. Domingos Santos

Descanso



13 de Abril de 1963. Maria Olinda Domingos na sua vestimenta escura descansa um pouco, sentada numa pedra junto a uma árvore. Atrás de si a estrada, símbolo de modernidade e desenvolvimento naqueles tempos, que tantos anos demorou a fazer.

Foto cedida por Celestina Fonte Almeida

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mais um




É o que facilmente se depreende olhando para estas duas fotografias de 1962/64.
Na primeira temos o António e o Álvaro (cheio de cabelo...) junto dos pais Hermínia e Carlos Martins.
Na fila da frente, os mais pequenos para não taparem a visibilidade ao resto da família. A Graça, o Carlos, o Mário e o Fernando.
E a diferença está precisamente na Graça que ainda não era muito visível na segunda fotografia, se bem que se "note" alguma coisa.
Aqui a ordem é a seguinte: Carlos Martins de Almeida (o Carlos da Eira), Álvaro, Fernando, Carlos, António e a mãe Hermínia de Jesus. A cabecita do Mário encostada à barriga da mãe parece indiciar que há por ali alguma coisa...

Fotos cedidas por Mário de Jesus Martins

Amizade



Em 1963 numa fotografia tirada em cima do pontão sobre o rio Ceira, Josefina e Henriques e Celestina Domingos da Fonte.
Recordaram estes momentos no passado fim-de-semana aquando da excursão a Santiago de Compostela. A amizade não desapareceu com o passar dos anos.

Foto cedida por Celestina Fonte Almeida

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Telefonista



Antigamente e esta foto é de 1968/69, havia um aparelho deste género ou ainda maior, consoante o número de telefones envolvidos.
Artur Domingos da Fonte em primeiro plano, aqui com 16/17 anos no seu primeiro emprego, no Hotel Internacional.
Ele poderá dizer que ainda é do tempo em que "se falava com uma mão e ouvia-se com a outra".

Foto cedida por Celestina Fonte Almeida