terça-feira, 28 de julho de 2009

Uma referência na União



Joaquim Francisco Neves esteve na origem da União Progressiva da Freguesia do Colmeal e presidiu à sua primeira Assembleia-geral em 4 de Outubro de 1931.
Em 26 de Janeiro de 1975 teve a sua última presença em actos da colectividade presidindo a uma Assembleia-Geral. Dedicou mais de quarenta anos da sua vida a servir a União e a pugnar pelo desenvolvimento da freguesia.
Filho de Manuel Francisco das Neves e Josefa Maria de Oliveira, nasceu no último quartel do século XIX. Fez a sua carreira na Polícia de Segurança Pública depois de ter combatido em França durante a I Guerra Mundial (1914-1918).

Foto cedida por A. Domingos Santos
Memorial da UPFC

domingo, 26 de julho de 2009

José Saramago



Apresentamos a proposta de sócio de José de Sousa Saramago, admitido em 26 de Fevereiro de 1942.
Proposto por António Nunes dos Reis, que mais tarde seria seu sogro. O Secretário era ao tempo António Domingos Neves.
José Saramago veio a ser 1º Secretário da Direcção de 1948 a 1950 e de novo em 1954/55. Trabalhou nas direcções presididas por Joaquim Francisco Neves, António Santos Almeida (Fontes) e Manuel Martins da Cruz.

Arquivos da UPFC

Meio século



Meio século? Ainda não. Só em Agosto do próximo ano se passarão cinquenta anos desde o momento em que Horácio das Neves Martins se sentou na cadeira, mordeu o lábio e ficou à espera do disparo da máquina.

Foto cedida por A. Domingos Santos

terça-feira, 21 de julho de 2009

Banho no rio



Por volta de 1971 Joaquim Gonçalves tentava ensinar à pequena Ângela como nadar em pouca água. Josefina Mendes junto dos filhos Jorge e François e com um vistoso chapéu de outras paragens, olha de longe a objectiva do fotógrafo.

Foto cedida por Josefina Mendes

Fotografia



O cenário envolvente não ajuda muito e talvez por isso António Domingos Santos e Ricardina de Almeida, uma amiga da família, estejam com as caras assim, espelhando alguma tristeza. A década de quarenta do século passado ainda não tinha chegado ao fim quando a fotografia foi tirada.

Foto cedida por A. Domingos Santos

Cais da Rocha



1962. Lisboa. Cais da Rocha. António Marques da Costa regressa a Portugal vindo da Venezuela. À sua espera estavam o irmão Alfredo, a cunhada Urbana e a sobrinha Maria do Carmo.

Foto cedida por António Marques de Almeida

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Recordando os avós



Maria Neves de Almeida (residia na casa de pedra à entrada do Colmeal, ao "Longo das Vinhas" e Daniel Marques da Costa (residia ao "Estreitinho" na actual casa da família de Fernando Costa). Fotografia dos avós paternos de António Marques de Almeida, tirada em 1917.

Foto cedida por António Marques de Almeida

França 1967



Numa década fortemente marcada pela emigração, em que muitos dos nossos conterrâneos não escaparam à regra, procurando melhores condições de trabalho e de vida, recordamos alguns deles nesta foto tirada algures em França.
Decorria o ano de 1967. Em pé temos Domingos Gama Mendes e Victor Domingos (filho de Samuel Domingos). Sentadas reconhecemos Emília Domingos (mãe do Victor), Maria Eugénia Henriques de Almeida, o pequeno Jorge Mendes junto da mãe Josefina Henriques de Almeida Mendes. Presume-se que o fotógrafo tenha sido Samuel Domingos.

Foto cedida por Josefina Mendes

Casamento à antiga...



Foi assim o lindo casamento de Maria Helena Martins nos anos cinquenta do século XX. Como já aqui referimos noutras ocasiões, Maria Helena era filha de Manuel Martins e de Maria Alice Brás, do Colmeal.

Foto cedida por Diogo Francisco Freire Correia

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Juventude



Decorria a década de cinquenta quando Celestina Domingos da Fonte sorriu para a objectiva, junto de sua casa. No tempo em que a pedra à vista... ainda se via.

Foto cedida por Celestina Fonte Almeida

No Parque



Há alguns atrás era assim. Aproveitava-se o domingo para passear em família e calcorrear saudavelmente os parques e jardins que então existiam. O Parque Eduardo VII era ponto de passeio obrigatório.
Recordamos hoje nesta fotografia Preciosa Henriques de Almeida tendo a filha Josefina ao lado com uma amiga. Sentadas na relva, a pequena Cidália, a sua mãe Lucinda e a prima Maria Eugénia (irmã da Josefina). Meio século terá passado entretanto.

Foto cedida por Josefina Mendes

Casamento no Colmeal



Casamento dos pais de António Marques de Almeida, em 1944. As duas crianças que se vêem no lado esquerdo são os seus primos Álvaro e Fernando Costa (ao colo do avô Daniel). Fotografia tirada ao "Canto" numa casa de seu avô Adelino e que hoje pertence à família de Maria Manuela Costa.

Foto cedida por António Marques de Almeida

sexta-feira, 10 de julho de 2009

António Domingos Neves



António Domingos Neves, um dos mais dinâmicos dirigentes que a União Progressiva da Freguesia do Colmeal teve ao longo dos seus quase oitenta anos de existência, numa fotografia da segunda metade dos anos quarenta do século passado, tirada na pastelaria onde trabalhava, na Praça Luís de Camões em Lisboa.
António Domingos Neves, o da direita na foto, faleceu com 38 anos, em 25 de Janeiro de 1952.

Foto cedida por A. Domingos Santos

Pais de filhos



Hermínia de Jesus e Carlos Martins de Almeida, numa foto dos anos sessenta no Colmeal.
Foram responsáveis por um aumento considerável da população na freguesia e no concelho. Tiveram seis filhos - António, Álvaro, Fernando, Mário, Carlos e a Graça, a mais nova dos seis. Nesse tempo a Eira fervilhava de alegria e das correrias da pequenada. Já lá vai quase meio século.

Foto cedida por Mário de Jesus Martins

Procissão à Capela



A procissão passa junto à capela de São Nicolau, hoje Centro Paroquial Padre Anselmo. Em frente da casa de Adelino Braz de Almeida e da de José Marques da Costa (Zé da Aveleira), local que deu lugar ao actual jardim da casa de Maria do Carmo Costa.

Foto cedida por António Marques de Almeida

segunda-feira, 6 de julho de 2009

No rio




Maria da Glória Gonçalves e Maria do Céu Nunes no rio, refrescando os pés na água corrente, límpida e transparente.
Com os seus maridos, para um lanche à beira rio, como parece indiciar o cesto. Já lá vão uns anitos.

Foto cedida por Maria do Céu Nunes

Carnaval no Colmeal



Carnaval na década de 80 no Colmeal, ao Estreitinho. Vários homens mascararam-se com estas vestimentas para uma visita aos Cepos.

Foto cedida por António Marques de Almeida

Seis irmãos



Aqui temos seis caras sorridentes numa fotografia da primeira metade dos anos sessenta do século passado.
António, Álvaro e Fernando na fila de trás. Mário, Carlos e a mais nova do grupo, a pequena Graça, na fila da frente.
Seis irmãos, seis amigos num cenário que se presume à Eira, no Colmeal, perto de sua casa.

Foto cedida por Mário de Jesus Martins