segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Casamentos do século passado



António Almeida Brás e Maria de Lurdes dos Santos Trindade Brás. Casamento com 36 anos (e dura… dura… até faz lembrar aquele anúncio das pilhas…).


Albano Neves Silva e Isaura Marques da Costa e Silva. Casaram em 9 de Setembro de 1956, já comemoraram as bodas de ouro… mas não desistem. E fazem muito bem.
Para estes dois simpáticos casais os votos sinceros das maiores felicidades.

Fotos de Maria Eugénia Braz

Colmeal – Novembro de 1968





Foi em 9 de Novembro de 1968 que Marcello Caetano voltou ao Colmeal, à terra de sua mãe. O extinto Boletim “O Colmeal” deu nesse mês grande relevo a esta visita.





Reconhecemos entre outros, o Dr. Manuel Martins da Cruz, Eng.º António Santos Almeida (Fontes), Eduardo dos Santos Ferreira, João de Deus Duarte, Ana Selma e Margarida Reis, António de Almeida Freire, José Braz e o Padre Anselmo Ramos Dias Gaspar.

Fotos de Antonieta Fontes
Boletim "O Colmeal", Nº 93

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dois irmãos




António Pimenta Braz com 23 anos e Arminda Pimenta Braz, aos 44 anos numa foto de 1949 tirada no Largo da Fonte.
Eram irmãos de Alfredo Pimenta Bráz, que foi durante muitos anos dirigente da União Progressiva e mais tarde presidente da Junta de Freguesia do Colmeal.

Fotos cedidas por Maria Eugénia Braz

sábado, 14 de janeiro de 2012

João “pequeno”



Aqui recordamos o pequeno, simpático e voluntarioso João.
João Manuel Gaspar Vicente nasceu em Junho de 1968 e teria 14 anos quando integrava o Rancho Folclórico Serra do Ceira e “foi apanhado” nesta fotografia.
Desde muito cedo que teve que se dedicar ao trabalho, que considerava bastante duro, enfrentado muitas das vezes tarefas desajustadas para a sua idade.
E também desde muito cedo mostrou interesse em mudar, fazer coisas diferentes.
Emigrou, como tantos outros. Constituiu família e é sempre um enorme prazer vê-lo no Colmeal, a terra onde nasceu e que ele não esquece.

Foto de Rui Fernandes

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Foi há um ano



Paulo de Almeida Freire nasceu no Colmeal e era filho de Miquelina Gaspar Freire e de António de Almeida Freire. Fazia parte de uma família numerosa. André, Nuno, Lucília, João, António, Fernando, Fátima, Pedro, Ermelinda e Carminda, os seus irmãos, eram a alegria da casa.
Paulo partiu fez ontem precisamente um ano. Cedo demais.
Maria Lucilia e os filhos Jaime, Nuno, Paulo e Teresa recordam-no com saudade.

Foto cedida por Nuno Freire

sábado, 7 de janeiro de 2012

Rancho Serra do Ceira



Recordando outros tempos e outras figuras que fizeram parte do Rancho Folclórico Serra do Ceira. Alguns já partiram. Foi em 1982.

Os tocadores da guitarra são Américo Madeira e Américo Martins (dos Cepos). Lurdes Duarte de Almeida, Maria do Céu Nunes e as ainda jovens Cristina e Fernanda.
E quem será o animador de serviço? O que está ao microfone?

Foto de Rui Fernandes Almeida