quarta-feira, 27 de maio de 2015

Manuel Domingues



Recentemente assinalaram-se os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Foi no dia 8 de Maio de 1945 que a Alemanha se rendeu aos Aliados. Portugal não esteve directamente envolvido no conflito mas enviou tropas para os diversos territórios de que então dispunha no Oriente, em África e também nas ilhas.

A Segunda Guerra Mundial volta a levar a criar a necessidade de reforço da defesa da costa portuguesa. Nos Açores, sujeitos a uma ameaça de invasão tanto por parte da Alemanha Nazi, como das Forças Aliadas, são instaladas batarias de costa fortificadas nas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira. (1)
Manuel Domingues, natural do Colmeal, nasceu em 19 de Maio de 1919. Filho de Benjamim Domingos e Maria Olinda Domingos. Durante o conflito e apesar da neutralidade de Portugal foi deslocado para os Açores integrando a 1.ª Bataria Expedicionária do G. A. C. A. Nº 1.
Recordamo-lo hoje nesta fotografia (assinalado com X) que em 18/12/941 enviou à sua “Mana Maria” desejando-lhe “umas Festas muito alegres”.
Manuel e Maria do Céu Domingues eram gémeos.

A. Domingos Santos
Foto de Artur da Fonte
(1) http://regimentodeartilhariadecosta.blogspot.pt/

Sem comentários: